transportando um site WordPress de um dominio para outro

Este é um caso um pouco diferente de simplesmente restaurar o backup de um site. Neste caso, estamos levando o site desenvolvido em WordPress de um dominio para outro.

Backup do Site de Origem

Preferimos neste caso um backup completo do diretório public_html usando o programa de FTP FileZilla, trazendo todos os arquivos para a nossa estação de trabalho.

Também fizemos o backup completo usando o utilitário phpMyAdmin, selecionando-se o banco de dados, e em seguida, todas as tabelas. Selecionando a opção de formato SQL e marcando para transferir o arquivo para a estação de trabalho.

Preparação do Ambiente de Destino.

No ambiente de destino, criamos usando o banco de dados os comandos do painel MySQL no painel de controle. Aproveitamos para criar um usuário do banco de dados e atribuindo a ele as autoridades suficientes para operar a base de dados.

Preparação para o novo ambiente.

Alguns parametros precisam ser ajustados antes da carga para o novo ambiente.

  • wp-config.php – este arquivo contem diversos parametros que precisam ser ajustados para o novo ambiente. DB_NAME, DB_USER, DB_PASSWORD, e DB_HOST. Os dados antigos devem ser substituídos pelos novos;
  • na tabela wp_options, precisamos ajustar os itens siteurl, upload_path, e home para os novos dados;

Carga no novo ambiente.

Carregamos os arquivos usando o FTP FileZilla para o novo ambiente e fizemos a importação dos dados usando o phpMyAdmin. Como acabamos de criar a base de dados, não as tabelas puderam ser criadas normalmente pelos comandos SQL do processo de importação.

Sucesso.


Tropeços.

O que relatei acima é a forma “passada a limpo” do trabalho. O processo executado mesmo foi um pouco mais tortuoso, veja aqui um relato pelos sintomas acompanhado das condições de contorno.

  • Página em branco – criado o WordPress pelo Fantástico no novo ambiente, a carga da base de dados pelo phpMyAdmin, resultava em página em branco no acesso ao dominio. Isso aconteceu porque não tinhamos carregado os temas preparados especialmente para este site no novo ambiente. A solução foi carregar os arquivos baixados do ambiente de origem;
  • Erro na Carga do DB com o phpMySQL. Por algum motivo, o comentário padrão da criação do ambiente WordPress, para o primeiro post ficou duplicado gerando um erro na carga do DB. Nova tentativa, agora eliminando-se a inserção do comentário, funcionou bem.
  • Links apontam para o site antigo. Neste ponto o site começou aparecer quando o dominio era chamado, porem, todos os links, bem como a tentativa de entrar nos itens de administração com ./wp-admin/ acabavam voltando para o site original. Ajustando-se a tabela wp_options para o endereço correto manualmente, os links passaram a apontar para o local correto.

Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.