PHPList – uma nova instalação

Atendendo à solicitação do OlharAnimal estamos testando novamente as possibilidade do PHPList para o serviço de mailling list, newsletter, serviços de eMail.

Das nossas experiencias anteriores com a questão de mailling trazemos a preocupação com os volumes de tráfego, a reputação de SPAM, a dificuldade de hospedagem desta função, entre outras.

As melhorias no produto PHPList trazem novas esperanças na sua utilização. As novas versões prometem resolver problemas observados anterioremente.

Para testes, optamos pelo cenário de um servidor linux dedicado/virtualizado ( turnkey ) ao PHPList em rede residencial.

 

Instalação

No nosso caso, instalamos a versão TurnKey em uma máquina VirtualBox do meu desktop. Realmente, muito simples.

 

  1. phpList – hospedado no SourceForge, este é o ponto de download, se for necessário. Por exemplo, no caso de atualização como parece ser o caso. A versão do PHPList que veio no TurnKey é antiga. Veremos em que momento atualizar para a versão mais recente.
  2. Using PHPList – um documento pdf. Um pouco antigo também.
  3. PHPList Manual – manual de mais de 200 páginas bem atualizado.
  4. phpList Discuss – grupo de discussão sobre o phpList bastante ativo.

 

 

Configuração

 

  1. Tutorial: Instalar e configurar o PHPlist – um pouco antigo, mas dá uma ideia do que fazer nas atividades de instalação e configuração.

Testes

Qual é a velocidade de envio de eMails? Isso para estabelecer a capacidade de processamento da instalação. Quantos eMails consigo enviar por hora? Em quanto tempo consigo distribuir uma lista?

 

Operação

 

 

 

  1. Hospedagem de PHPList – O modelo de negócio PHPList tem um apelo pela venda de hospedagem para listas de terceiros em forma de serviço. Isso pode ser motivo de alguma preocupação para os usuários que não aderirem ao serviço.

 

Compatibilidade e Integração

Alem da operação independente (stand-alone), podemos precisar o PHPList integrado a outros ambientes.

O compartilhamento de diretórios e bancos de dados no servidor é direto. Os programas do PHPList ficam segregado em pasta especifica e as tabelas no banco de dados ficam identificadas com prefixo próprio não trazendo maiores preocupações.

Observações

A versão turnkey linux utilizada foi a 14 com base no Debian Jessie 8.1 de 64 bits. A versão para 32 bits parece ter sido distribuida somente até a TurnKey 13.0 com base no Debian Wheezy.

Alternativas.

  1. MailChimp – em forma de serviços, gratuíto no inicio, mas evolui para tarifado com o uso.
  2. phpList.com – serviço de distribuição de eMails.

Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.