Categorias
Atualização configurações manutenção procedimentos S.O. Windows

022 atualização do Win8.1 para Win10

Estas são as minhas notas sobre a atualização do Win8.1 para Win10 no notebook 022.

Como era:

Grátis e Rápido

A atualização foi oferecida graciosamente entre as atualizações do Windows. Será que podemos confiar que isso continuará assim depois de um ano? Existem dúvidas! Pagando para ver!

  1. Windows 10: The Gizmodo Review
  2. TechReport: Is Windows 10 Free? Yes, and No. An Explainer. – explica mas não justiffica!

Sempre fico em dúvida se devo atualizar a instalação ou fazer uma instalação do zero! Neste caso, não tivemos alternativas, mas ficam as reflexões:

  1. In Defense of the Clean Install – as argumentações por uma instalação “do zero” são veementes.
  2. How to Do a Clean Install of Windows 10 – de  toda forma, este não é o nosso caso.

A propaganda falava em atualização em menos de uma hora. Para mim demorou um pouco mais. Uma semana. Será que eles conseguiriam atingir esta meta deles?

  1. aceitando as configruações padrão?
  2. aumentando a capacidade da máquina?
  3. aumentando a canalização?
  4. fazendo um acompanhamento mais atento ao processo de atualização?

Segurança

Uma das novidades no Win10 é a Segurança! Estas novidades realmente carecem de validação na vida real. De toda forma, por melhor que seja o conceito, o seu desempenho depende da implementação. Desta forma, estamos pagando para ver!

Virtualização é todo um conceito que precisa ser melhor compreendido.

  1. Microsoft-Windows-DeviceGuard-Unattend
  2. What is Device Guard?
  3. On the effectiveness of virtualization-based security
  4. What Windows 10’s “Privacy Nightmare” Settings Actually Do

Uma destas novidades é o WiFi Sense. Apesar de ser “uma mão na roda”, não deveria vir ativado por padrão. Melhor desativar e ativar somente quando isso for necessário.  Configure em : Configurações > WiFi > Conectar a Redes Compartilhadas por Meus Contatos – Desativar. Este é mais um caso em que a tutela atrasa a emancipação do usuário. Procedimento doloso! Adotado por outros grandes participantes do mercado! Mas,

não é por muitos participarem de um mesmo vício, que ele se torna virtude!

Me sinto muito mais vigiado. “É para a sua segurança” diria a MicroSoft. Apesar de termos compatiblidade e integração os recursos de Games (XBox), parece que a comunidade de jogadores está preocupada.

  1. Torrent Trackers Ban Windows 10 over Privacy Concerns
  2. Windows 10’s “Keylogger” Fiasco Has Been Blown Out of Proportion

O Win10 tem os recursos de biometria para segurança, mas sem a integração com outras aplicações, ainda carece de impulso. Se o scanner de impressão digital, de iris, de face, etc forem integrados à outras aplicações, poderemos ver a instalação destes recursos em suas configurações de fábrica dos equipamentos.

EULA – End User Licence Agreement

Bom, se estamos aqui (Win10) é porque aderimos a este acordo! Mas, ele parece um tanto Leonino!

Já na questão das atualizações, a coisa pode ficar mais crítica! Será que eles vão tornar a atualização obrigatória?

  1. Windows 10 Home Updates Will be Automatic and Mandatory

Aplicativos

Anunciada alterações nos aplicativos do MS Office. Parece que a ordem do dia é priorizar os dispositivos móveis. Mas como serão os demais aplicativos afetados? Parece que o Firefox Mozilla já fez algumas adaptações.

Internet Explorer substituído pelo MicroSoft Edge! Será que é melhor? As minhas primeiras impressões são ruins.

Parece que eles não se importam com os transtornos causados aos usuários com as mudanças nos aplicativos de uso diário! “Eles acabam aprendendo” parece ser o lema deles. Me sinto a cobaia que está sendo treinada para o desconforto!

Windows Store, a loja do Windows ainda precisa ser melhor avaliada. A ideia é manter uma boa variedade de titulos com acesso ao Universal Apps, mas ainda é cedo para avaliar.

O RealPlayer agora é RealTimes. Reinstalei para ver como funciona. Não funcionou para o caso especifico e não gostei. Vou desinstalar.

As aplicações do próprio Windows também tiveram melhorias:

  1. Top 10 Hidden Windows 10 Features – as melhorias vão deste os novos toques de tela, até melhorias no Prompt de Comando (janela do DOS).

UI – User Interface

Parece que o Win10, percebe alguns erros do Win8 e volta atrás! Start Menu está de volta!Sem Charm-Bar!

Bom… Touchpad! Isso eu ainda não tive a oportunidade de experimentar com esta instalação. Mas é de deixar curioso.

  1. Designing Great Hardware for the Windows 10 UI
  2. Learn the New Precision Touchpad Gestures for Windows 10

Pode levar algum tempo, mas será que eu me acostumo com o novo visual? De qualquer forma, configurações > personalização > cores garante a personalização para você!

Cortana

Ainda não está disponível para a minha região e lingua! De qualquer forma, acho que ainda não me sinto confortável com um “mordomo” seguindo os meus passos para “facilitar” a minha vida.

Performance

Promessas também na área de performance. No caso, melhorando os recursos de multi-tasking. Não consegui perceber “a olho-nu” ganhos de performance.

Será que os Multiplos Desktops (Win-Tab) proporcionam ganhos de performance? Está funcionando, o que é bom, mas ainda não percebi ganhos aqui.

Reboot! Este recurso ainda continua válido! Se o sistema começar a ficar lento, Reboot! O problema está relacionado com o aproveitamento da memória real para um nivel adicional de paginação das aplicações rodando! Depois de algum tempo, esta estrutura fica abarrotada e demanda CPU para fazer as paginações.

  1. Windows 10 vs Windows 8 vs Windows 7 Performance – um comparativo

Back Compatibility

Deus fez o mundo em seis dias e pode descansar no sétimo! Porque não tinha que manter compatibilidade com a versão anterior!

Se de um lado, gostaríamos de ver compatibilidade com versões anteriores, como no caso dos arquivos de dados de aplicativos. Também queremos nos ver livres dos velhos problemas do Internet Explorer, agora com o Windows Edge! Claro que os antigos joguinhos também ainda nos faz saudades.

Um problema, de acabamento, fica aparente quando vemos dois “Painel de Controle”s! Parece que as configurações passam a ser feitas em Configurações, mas o Painel de Controle ainda continua ativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.