Categorias
hospedagem PHPList suporte webmaster

PHPList Notas de uma segunda instalação.

phplist, notas de uma segunda instalação. O que fazemos diferente neste caso?

PHPList
PHPList

Sim, a minha primeira instalação do PHPList está funcionando bem, obrigado. O bom funcionamento do sistema resultou na recomendação para a instalação para um segundo grupo de trabalho. Estas são as notas de instalação para este segundo grupo.

Processo de Instalação

Baixei uma cópia nova do site do PHPList, para trabalhar sobre uma cópia original, sem as possíveis alterações introduzidas durante o uso do produto nas Listas Sentiens.

Depois de uma imersão nos aspectos do uso de mailing list e seus formatos, voltamos à instalação do PHPList. RTFM. Lendo a documentação de instalação e configuração.

Será que conseguimos configurar múltiplos usuários do banco de dados para contornar problemas de consultas ao db. Experimentaremos isso uma outra hora. Vamos pelo básico.

Configurar dois endereços de eMail. O primeiro será que o endereço de contato para as possíveis respostas dos nossos destinatários. O segundo para recolher e processar as mensagens de erro no retorno.

Preparei os parâmetros necessários no arquivo lists/config/config.php e carreguei no site. Como acesso ao lists/admin consegui fazer as demais configurações, em especial a troca da senha padrão do usuário admin. Um parametro que faltou configurar é o envio de uma única mensagem de testes ( define('SEND_ONE_TESTMAIL',1); ) normalmente, (0) o sistema envia tanto o formato texto quanto o formato html para que o editor confira os resultados em ambos os casos. No nosso caso, optamos por enviar sempre em HTML para todos, assim, não precisamos testar em ambos os casos.

A carga de uma primeira lista de testes (testarás!) foi um pouco demorada, mas acredito que tenha sido problemas em minha conexão com a internet. Vamos procurar acompanhar as cargas das listas maiores para ver se tudo está bem nesta funcionalidade.

O primeiro envio também foi normal, considerando que ainda não temos os recursos de agendamento e precisamos acionar e acompanhar o envio online.

Process Bounces

O acesso aos emails de retorno pelo painel não está funcionando. Aparentemente, a configuração de acesso pop a caixa de emails listsbounce tem algum problema. Experimentando com a segunda opção do arquivo de configuração.

Experimentando com um eMail do GMail com as configurações que encontrei no forum. Sem sucesso, continuamos obtendo a mensagem:

Cannot create POP3 connection to pop.gmail.com: Can’t connect to gmail-pop.l.google.com,995: Connection timed out
Identifying consecutive bounces
Nothing to do
Identifying consecutive bounces
0 users processed

O mesmo item do forum, cita um possível problema de configuração do Apache na variável httpd_can_network_connect que precisa autorizar o acesso a outros servidores. Tentando verificar esta condição.

Este problema sumiu durante o processo de instalação. Parece que ajuda se usarmos o protocolo SMTP para envio, preenchendo os dados do servidor STMP no arquivo config/config.php! Não, eu não entendo bem porque, mas parece que o par POP3 e SMTP está amarrado de alguma forma neste ambiente.

URLs

Vamos usar o endereço http://ranchodosgnomos.org.br/lists/ pois está me parecendo que esta instalação não tem a opção de subdominios. Se está funcionado, não conserta!

Agendando as tarefas de envio e processamento de retornos.

Mesmo na versão em formato de menus do cron para agendar as tarefas. Acredito que isso pode funcionar. Carreguei o script que roda os processos para o servidor e configurei o agendamento das tarefas. Estamos enviando os primeiros testes disparados pelo agendador cron.

Estou trabalhando com o administrador do ambiente para fazer este processo funcionar. O fato de não termos acesso diretamente ao SSH dificulta os trabalhos de depuração da solução. O acesso ao php.cli deveria ajudar neste funcionamento, mas parece que ainda temos algum problema de configuração neste ambiente.

Como solução de contorno, instalei os acesso via navegado lynx no meu desktop programado com o cron! Isso está atendendo enquanto a minha estação estiver funcionando.

Codificação de Caracteres.

Este problema é normal, mas ainda dá alguns sustos. No caso do PHPList a área de administração, tem um drop-box para selecionar a língua a ser utilizada. Em inglês, a codificação está definida como ISO8859, enquanto para o português, no nosso caso, gostaríamos de utilizar o UTF-8, para manter a compatibilidade com o banco de dados MySQL. A determinação da codificação de caracteres estão nos arquivos admin/lan/pt-br/language_info e admin/languages.php! No caso, para que a nova configuração seja usada, é preciso reiniciar a sessão no navegador.

Pendências

  • ajustar as telas de adesão e exclusão para acesso somente a lista de newsletter, apesar de termos outras listas no sistema.

Dúvidas.

Leituras Complementares

  • PC Mailer – veja aqui as explicações deste produto, as adaptações para o nosso phplist são quase que imediatas.

1 resposta em “PHPList Notas de uma segunda instalação.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.