Categorias
Casos hardware

HD não detectado no Post ….

Durante a inicialização do micro, colocando na opção Auto de detecção do dispositivo, o sistema fica parado e não termina nunca….

Seagate Barracuda ST340014A

Durante a inicialização do micro, colocando na opção Auto de detecção do dispositivo (HD IDE Seagate Barracuda modelo ST340014A), o sistema fica tentando fazer o reconhecimento e não termina nunca….

A sequencia de diagnóstico é a padrão. Deliga-se tudo (CD, outros HD, Diskettes, etc) deixando somente a unidade problemática. O problema continua.

Troca de porta IDE na placa mãe. Poderia ser a porta. O problema continua.

Bom… mas pode ser o flat cable. Isso é muito comum. Com o manuseio ou trepidação do sistema. Diversos cabos. O problema continua.

Mais uma alternativa de diagnóstico…. Será que a placa mãe com estes cabos, reconhecem outros hds? Sim…. Todos os que eu coloquei foram prontamente reconhecidos. Bom… isso isola o problema para o HD. Placa e cabos parecem bons.

Jumpers marcam o uso do HD como Master e Escravo. Para marcar como Master, fechar os dois pinos ( 7 e 8 ) mais próximos do flat cable. Para usar como Escravo. Retirar os Jumpers deixando os pinos livres. Para usar a sinalização do cabo (o disco da ponta é o Master enquanto o do meio é o Escravo), marcar os dois pares mais próximos do Flat Cable (7 e 8, 5 e 6). Não …. nenhuma destas alternativas ajudou na solução do HD que não passa da fase de detecção de HD no Post da Inicialização….

Bom… já que não tenho mais nenhuma ideia…. começo a me questionar o que fariam os dois últimos jumpers…. Para os pinos 3 e 4, realmente não achei nenhuma outra informação. De qualquer forma, não vale curiosidade de fechar este par. Não me pareceu prudente.

Já para o par 1 e 2, o Manual do Seagate Barracuda modelo ST340014A, afirma que restringe o capacidade dos 40gb para 32 gb. Começo a observar que todos os hds de teste que usei nestas minhas experiencias eram de menos de 32gb. O ambiente de testes, é mesmo uma placa com chip AMD k6 166 e realmente me lembrei que a bios nesta época realmente reconhecia até 32 gb…. Jumpeio o par 1 e 2 (pinos mais próximos do cabo de força) e reconecto ao equipamento.

A máquina reconheceu de primeira com a configuração AUTO de detecção.

Agora eu me pergunto! Como é que eu entrei nesta? Um micro deu problema! Despejo de memória do Windows XP. Sem ter o que fazer o HD foi desligado e colocado um HD reserva para continuar trabalhando com o equipamento. Foi neste momento que eu cheguei ao problema. Mãos a obra, coloco o HD como Slave (ou seja, retiro os jumpers que lá estiverem, 1 e 2 ou 7 e 8, agora eu não sei dizer. Recomendo… Anote as configurações antes de desfazer.), tento fazer com que a configuração detecte o HD. Mas como o HD está com problemas (está lotado e sobrescreveu onde não deveria), ele não consegue inicializar. Bom…. o problema parece mais grave do que eu consigo resolver nesta máquina. Bom, daí já começo a montar uma configuração de testes, onde aparece aquele AMD K6 166…. e toda esta saga.

Ainda tenho que recolocar o HD na configuração original para ver o que acontece.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.