Categorias
configurações geral manutenção procedimentos Redes Sociais

eMail: Como evitar cair na caixa de spam?

dicas de como evitar que os emails que você envia caiam na caixa de spam.

anti spam logo
um logo tipo de campanhas anti spam

Se ficamos irritados com a quantidade de emails não solicitados (SPAM) que entra em nossa caixa postal, com certeza também ficamos muito irritados quando alguma de nossas mensagens não chegam ao destino interceptados em alguma caixa de spam.

 

Aqui algumas dicas para tentar evitar que isso aconteça.

Evite enviar SPAM

Isso parece óbvio, mas é um alerta que é sempre válido. Evite enviar SPAM. Algumas vezes, fazemos isso sem perceber, por exemplo, enviando mensagens para listas de emails, enviando mensagens em redes sociais, etc. Cabem os cuidados com os nossos envios. Uma vez que o nosso endereço de eMail (ou IP) é incluído nas listas de emissores de SPAM, ganhamos uma reputação difícil de retirar.

Se for enviar spam, tome cuidados especiais. Por exemplo, listas de email disponiveis para compra, contem endereços que indicam que a lista foi comprada, idenficando assim que se trata de um SPAM.

Procure preencher “bem” o “envelope” de seu eMail

Um campo de destinatário com 50 endereços de eMail, realmente depoe contra.

Um campo de assunto como uma boa indicação do conteúdo pode ajudar. Já algo como “Contato”, “Cobrança”, “Gratis”, etc pode ser ruim.

Mesmo o uso de cc (cópia) e cco(cópia oculta) precisa ser bem pensado. Todos os eMails estarem no cco pode não ter uma boa indicação.

Também cabe considerar um bom conteúdo na mensagem. Uma mensagem com apenas duas ou tres palavras pode ser um indicador de que a mensagem é um SPAM. Muito grande também não é muito bom. Claro que o uso de imagens e arquivos anexados também devem ser cuidadosamente analisados. Enviar arquivos .EXE pode não ser muito bem considerado pelos programas avaliadores de spam

Certifique-se de que as suas configurações de eMail estão corretas

Qualquer que seja o software de eMail, procure garantir que os seus dados (remetente, eMail do rementente, eMail de retorno, etc) estejam corretamente configurados. Configuração incorreta ativa o anti-spam no destinatário. Como algumas destas configurações só podem ser feitas pelo provedor de acesso (como por exemplo, o DNS reverso) é preciso atenção com estes pontos.

Teste a sua reputação com o Test the Spammyness of your Emails! A precisão dos testes pode ser questionável, mas já é um diagnóstico! As avaliações podem ser um tanto técnica, mas pode dar uma idéia do que pode ser feito.

Peça ao destinatário para aceitar as suas mensagens.

Muitas vezes as sua mensagens vão para a caixa de spam no destinatário pois o serviço de eMail dele está configurado para isso. Por exemplo, pode estar marcando o seu endereço de email como spammer (emissor de spam). Outras vezes, o software de eMail está configurado para classificar como spam os emails cujo remetente não consta da lista de contatos. Desta forma, se você não estiver na lista de contatos, o eMail vai sempre ser classificado como spam. Neste item cabe ainda, pedir que o seu endereço de email seja retirado da lista-negra e colocada na lista-branca dos softwares de classificação de spam se isso estiver em uso no destinatário.

Verifique os seu provedor  de acesso.

Em geral, os nossos provedores de acesso (Net, Ajato, Virtua, etc) não dão problema, mas cabe verificar se o nosso endereço de IP não estão nas listas negras de emissores de SPAM.  Em geral, o receptor de eMail vai indicar que classificou a mensagem como SPAM porque o endereço IP está na lista-negra.

 Monitore os seus envios

Você enviou a mensagem, mas nem sinal de recepção?!?!? Melhor verificar com o destinatário, procure corrigir o problema de mediato (“matando no ninho!”), pois se uma mensagem caiu na caixa de spam e não foi contestada, a próxima mensagem tem a chance de ser assim classificada aumentada.

 

Referencias:

Nota:

Fico pensando que quem melhor sabe como evitar cair na caixa de spam, é o próprio spammer!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.