Categorias
geral

WinXP: RIP.

MS-Announcements-780px

Com a aproximação do final, Abril de 2014, estas são as minhas notas sobre o assunto.

A anúncio diz que Termina o Suporte aos produtos. Mas, o que isso significa? Significa que, a MicroSoft “lava as mãos” e não mais fornecerá as atualizações. Atualizações de performance e de segurança, que até então chegavam através dos procedimentos de atulização, não mais estarão disponíveis.

Realmente, não fica claro se eles simplesmente tirarão do ar os recursos de atualização, ou deixarão de acrescentar novas atualizações ao sistema.

Comento aqui como um civil desarmado. Mas, dá o que pensar o que isso significa para os exércitos (bancos, comércio, governo, etc) que ainda usam o Windows XP. O seu banco usa Windows XP nos terminais de caixa eletrônico? O seu supermercado tem Windows XP nos caixas? A sua consulta médica é feita em um micro rodando XP?

Antes de 8 de Abril de 2014

Melhor atualizar tudo o que for possível ao seu Windows XP. Os pacotes com as atualizações, proteladas, podem simplesmente se tornar indisponíveis.

A recomendação da Microsoft é de se migre para as versões mais recentes do Windows, o 7 ou o 8. Alerta ainda para o fato de que se você ainda não começou a fazer isso, você já está atrasado porque este processo leva em média de 12 a 18 meses. Tá me parecendo que muita gente não está ouvindo as recomendações da MicroSoft. A quantidade de instalações ainda usando Windows XP, incluindo em suas atividades fins, é enorme.

A Microsoft não cogita a hipótese de eu não migrar. Mas, esta pode ser a minha realidade. O meu hardware não comporta as novas plataformas! Eu gosto do que eu tenho! As razões são minhas….

Depois de 8 de Abril de 2014

Entendo que o seu desktop rodando Windows XP continua rodando normalmente. Apenas, não contará com a MicroSoft para fornecer as atualizações para este sistema.

Mas,…. sempre tem um mas…. A cada dia, sem o suporte da MicroSoft, os desenvolvedores deixarão de produzir para esta plataforma. Não… não se trata de falta de peças de reposição para substituir o seu programa favorito que se desgastou pelo uso. Mas, por exemplo, o Chrome da Google, sem atualização com os recursos mais modernos, não vai conseguir acessar os sites que usam estes recursos, ao menos nestas partes específicas.

Posso continuar pedindo aos meus correspondentes que me enviem os seus eMails em forma de texto plano, sem os recursos de formatação de seu sistema de mensagens. Mas, aos poucos, vou perdendo acesso às mensagens da turma.

Claro. A questão da segurança é critica. Boa parte das atualizações, tanto do MicroSoft quanto dos outros desenvolvedores se referem justamente a remendos de segurança. Alguem descobriu uma brecha e, sem o suporte da MicroSoft nem de terceiros, estamos a mercẽ dos potenciais ataques ao nosso sistema.

tripulantes300pxPara lembrar sempre.

Confira sempre a data de validade. Antes de comprar, se não estiver explicito na “embalagem”, pergunte. Se pergunte. Ao comprar, pense em como se livrar dele, só para o caso de precisar fazê-lo.

Passageiro?!?!?! Não! Somos todos tripulantes! Acreditar que pagou pela passagem e pode usufruir da viagem, pode ser um engano. Este evento, mostra mais uma vez que “somos todos tripulantes”! E temos a nossa parcela de responsabilidade! Mesmo pagando a “passagem”!

Dependurado na Brocha…

A sensação de acabar dependurado na brocha sempre nos recomenda escolher bem a escada, o produtor da escada e quem segura a escada para você enquanto trabalha.

 

 

 

 

Referências:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.