Categorias
Formatos de Arquivo integração suporte WordPress xoops

exportar dados do MySQL para o Excel…

exportando dados de tabelas do mysql com o phpmyadmin de sites joomla, xoops, wordpress para manusear em excel no desktop.

CMS como o Joomla, Xoops, WordPress guardam os dados em tabelas do MySQL. De tempos em tempos, acabamos querendo extrair os dados das tabelas MySQL para manusear em planilhas em nosso desktop. Estas são as minhas notas sobre este processo.

Uma ferramenta poderosa para este serviço é o phpMyAdmin, determinada a tabela de onde queremos extrair os dados, produzimos um código SQL para selecionar os dados específico que precisamos.

SELECT * FROM `jos_rsform_submission_values` where `FormId` = 16 and `FieldName` <> “mensagem”

Cuidado para fazer o trabalho pesado de limitar a quantidade de dados no MySQL, trazendo somente os dados que você quer para trabalhar no Desktop. Apesar de ser poderoso, o Excel tem suas limitações de linhas e colunas.

Exporte o resultado da sua seleção usando o botão de export na parte de baixo da tela do phpmyadmin (“Operações Resultantes da Consulta”).

Procure fazer o download no formato CSV, marcando os itens Incluir os nome dos campos na primeira linha, e remover cr/lf dentro dos campos, para facilitar a importação dos dados na sua planilha excel. No mais, os valores padrão do export do phpMyAdmin são adequados. Claro que se for necessário por algum motivo, você pode ajustá-los.

Algumas vezes, os dados são armazenados nos bancos de dados em formato muito normalizado ou em arquivos invertidos. Gosto de trabalhar sobre esta formatação usando os recursos do Excel ao invés de usar o recursos do MySQL.  Aqui acho que vai da preferencia do usuário.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.