encapsulando Fortran em Python

“Estamos tendo dificuldades em encontrar pessoal para dar manutenção e evoluir o nosso programa de calculo de estruturas escrito em Fortran” (CRC).

Bom! Devemos considerar que a linguagem continua sendo usada nas áreas de engenharia e processamento cientifico. Encontrar pessoal qualificado e interessado no desenvolvimento e manutenção de acervo Fortran, realmente pode ser um desafio.

Se a “dor” está na inteface (entrada de dados e apresentação dos resultados), uma primeira possibilidade é o interfaceamento com o Python através da biblioteca F2PY que agora é parte do NumPy.  Scripts Python podem preparar arquivos de entrada para o programa Fortran, que chamado automaticamente, processa e grava arquivos de saida, em formato “combinado” com a continuação do script Python para uma apresentação conveniente.

As limitações desta solução pode estar bem próximas:

  • disponibilidade de mão de obra, agora para manter acervo nas linguagens Fortran e Python. Aqui a obsolecencia não foi programada e a diversidade causa problemas.
  • evolução dos ambientes computacionais (sistemas operacionais, hw, compiladores, etc), provocando a obsolecencia da configuração.
  • novos requisitos para a configuração, demandando evolução da implementação.

O artigo Experience converting a large Fortran-77 program to C++, (de Ralf W. Grosse-Kunstleve, Thomas C. Terwilliger, Paul D. Adams Lawrence Berkeley National Laboratory, One Cyclotron Road, BLDG 64R0121, Berkeley, California, 94720-8118, USA.) dá uma idéia do empreendimento no caso extremo de se querer converter codigo Fortan para C++!

Referrencias:


Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.