Categorias
geral

backupearás… diz o manual…

notas sobre o backup e o trabalho de recuperação.

backupEstas são as reflexões sobre o backup, da forma que eu uso hoje e de como ele funcionou ou não!

Durante o periodo, os arquivos são desenvolvidos nas áreas de trabalho do computador. Ao final do período, copio os arquivos para a área de backup de primeiro nivel (ainda em hd), desta área vou passando para uma área de backup de segundo nível, na medida do possível ou da falta de espaço em disco. uma área intermediário entre a primeira e a segunda, armazena os arquivos em formato compactado. Para facilitar a consulta, um diretório com a lista dos arquivos (dir) é mantida em hd.

O problema deste inicio de ano foi que perdeu-se o HD com os backups de primeiro nível. Desta forma, os backups ainda não migrados para CD foram perdidos. Inclusive o diretorio (dir). Sem o diretorio, não temos ccomo saber o que está em cada DVD de backup, alem de que aquele é o backup de um determinado periodo.

Compressão.

Parece que os recursos de compressão são bastante usados, mas se mostraram pouco efetivos. O processo nem sempre funciona exatamente como imaginamos e quando apresenta problemas, perde-se todo o conjunto. Alem disso, o fato de ser lento, consumir tempo, é uma restrição grave ao seu uso. Chego a conclusão que a economia de espaço não compensa os custos de processamento para a sua criação ou recuperação.

Nomes de Arquivos

Neste formato de trabalho, ainda precisamos nos fiar muito nos nomes dos arquivos. Assim, é importante a disciplina na hora de nomear arquivos e diretórios para facilitar as buscas. Imagino que a documentação nos campos de comentários dos arquivos poderão ser úteis em versões futuras deste procedimento.

Perdas por erro de leitura da mídia.

Tenho observado que mídias com mais de 5 anos apresentam uma taxa elevada de erro de leitura. Acredito que pode estar relacionado com a qualidade da mídia! Outra hipótese para os erros observados é a evolução do hardware e do software em uso. Reproduzir as condições de trabalho de 5 anos atrás, ou mais é inviável.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.