Clube de Informática

Anotações sobre o uso de tecnologia.

Um local para compartilhar as minhas dúvidas, preocupações e achados.

Blog

  • Scanner Benq S2W 4300U

    Scanner Beng S2W 4300U

    Estas são as notas de utilização do Scanner que acabo de comprar, para substituir o meu antigo Genius III.

    Produtos com prazo de validade.

    Já na compra estava imaginando que o produto era bem ultrapassado. Atualmente, não se vê mais scanners sendo vendido. O produto agora vem integrado às impressoras multifuncionais. Alem disso, o vendedor me alertou que o produto não tinha driver para o Windows 7. Instalando, um dos softwares que vem no conjunto, o FineReader 5.0 da ABBYY está vencido e tem a sua funcionalidade reduzida.

    OCR Chinês

    Uma funcionalidade (Han Wang 5.0) que é de interesse. Difícil é fazer isso funcionar. Estou apanhando, mas progredindo ainda que lentamente. A correta seleção da forma simplificada ou tradicional é importante para o bom funcionamento do produto. A unica forma que encontrei para retirar corretamente o texto gerado no reconhecimento, foi salvando o arquivo em formato HTML, exibindo no Navegador e, finalmente, salvando o texto em MS Word.

    Fotos

    Tenho alguns albuns de fotos para serem escaneadas. Vou ter bastante oportunidade para exercitar isso. A forma atual que estou usando é escanar uma página do album (desmontei os albuns para facilitar o escaneamento), salvar em formato .PNG, transferindo este arquivo para o Ubuntu com Gimp e fazendo os retoques.  O Gimp é realmente poderoso.

    A sele


  • HD não detectado no Post ….

    Seagate Barracuda ST340014A

    Durante a inicialização do micro, colocando na opção Auto de detecção do dispositivo (HD IDE Seagate Barracuda modelo ST340014A), o sistema fica tentando fazer o reconhecimento e não termina nunca….

    A sequencia de diagnóstico é a padrão. Deliga-se tudo (CD, outros HD, Diskettes, etc) deixando somente a unidade problemática. O problema continua.

    Troca de porta IDE na placa mãe. Poderia ser a porta. O problema continua.

    Bom… mas pode ser o flat cable. Isso é muito comum. Com o manuseio ou trepidação do sistema. Diversos cabos. O problema continua.

    Mais uma alternativa de diagnóstico…. Será que a placa mãe com estes cabos, reconhecem outros hds? Sim…. Todos os que eu coloquei foram prontamente reconhecidos. Bom… isso isola o problema para o HD. Placa e cabos parecem bons.

    Jumpers marcam o uso do HD como Master e Escravo. Para marcar como Master, fechar os dois pinos ( 7 e 8 ) mais próximos do flat cable. Para usar como Escravo. Retirar os Jumpers deixando os pinos livres. Para usar a sinalização do cabo (o disco da ponta é o Master enquanto o do meio é o Escravo), marcar os dois pares mais próximos do Flat Cable (7 e 8, 5 e 6). Não …. nenhuma destas alternativas ajudou na solução do HD que não passa da fase de detecção de HD no Post da Inicialização….

    Bom… já que não tenho mais nenhuma ideia…. começo a me questionar o que fariam os dois últimos jumpers…. Para os pinos 3 e 4, realmente não achei nenhuma outra informação. De qualquer forma, não vale curiosidade de fechar este par. Não me pareceu prudente.

    Já para o par 1 e 2, o Manual do Seagate Barracuda modelo ST340014A, afirma que restringe o capacidade dos 40gb para 32 gb. Começo a observar que todos os hds de teste que usei nestas minhas experiencias eram de menos de 32gb. O ambiente de testes, é mesmo uma placa com chip AMD k6 166 e realmente me lembrei que a bios nesta época realmente reconhecia até 32 gb…. Jumpeio o par 1 e 2 (pinos mais próximos do cabo de força) e reconecto ao equipamento.

    A máquina reconheceu de primeira com a configuração AUTO de detecção.

    Agora eu me pergunto! Como é que eu entrei nesta? Um micro deu problema! Despejo de memória do Windows XP. Sem ter o que fazer o HD foi desligado e colocado um HD reserva para continuar trabalhando com o equipamento. Foi neste momento que eu cheguei ao problema. Mãos a obra, coloco o HD como Slave (ou seja, retiro os jumpers que lá estiverem, 1 e 2 ou 7 e 8, agora eu não sei dizer. Recomendo… Anote as configurações antes de desfazer.), tento fazer com que a configuração detecte o HD. Mas como o HD está com problemas (está lotado e sobrescreveu onde não deveria), ele não consegue inicializar. Bom…. o problema parece mais grave do que eu consigo resolver nesta máquina. Bom, daí já começo a montar uma configuração de testes, onde aparece aquele AMD K6 166…. e toda esta saga.

    Ainda tenho que recolocar o HD na configuração original para ver o que acontece.

  • upload de arquivo rtf para o site xoops

    Recebemos para publicação em nosso site Xoops uma série de arquivos em formato RTF!

    Por motivo de segurança, não permitimos o MIME RTF para upload no site! Tentativas de permitir este formato alterando os parametros de permissão no Administração > Notícias > Preferencias > Informe os tipos de arquivos permitidos para envio (separe os tipos em uma nova linha)* não foram bem sucedidas. Acho que não acertei a informação correta a ser colocada neste box, ou seria algum problema com a falta de “nova linha” ao final? O formato RTF seria de interesse para upload para o site por ser um formato legível por humanos e próprio para intercâmbio entre sistemas. O único senão é de que o formato é propriedade da MicroSoft.

    Pelo procedimento padrão, transformamos o arquivo de formato RTF para o formato PDF, carregando o arquivo no BrOffice e exportando para o formato PDF. Isso não funcionou bem, pois o arquivo continha pequenas imagens (fórmulas matemáticas) que apareciam em branco no arquivo PDF resultante. Aparentemente, o problema é resultante do processo de tratamento da imagem ao exportar o arquivo. O processo tenta balancear a qualidade da apresentação com o tamanho do arquivo resultante, e acaba por perder a imagem, mantendo somente um quadro em branco para lembrar que havia uma imagem naquele lugar. Claro que este problema de conversão acontece com qualquer formato de origem, não sendo privilégio do formato RTF.

    Sendo formulas matemáticas, o uso de “formulas” como o MicroSoft Equations embutido no MS Office Word ou objeto Formula do Br Office seria mais adequando do que o uso de imagens recortadas. Alem de ser mais portável, diminuiria consideravelmente o tamanho do documento DOC, RTF, e/ou PDF.

    Consegui converter do formato RTF para o formato PDF, carregando o arquivo no MS Word (97) em um Windows XP, e imprimindo para a impressora do PrimoPDF. Aparentemente, a baixa resolução de video na configuração (Windows XP, MS Office 97) eram totalmente compativeis com a configuração em que as pequenas imagens foram geradas. O arquivo PDF gerado, sim, é portável entre ambientes e pode ser carregado ao site.

    Dúvidas que continuam:

    • Application/rtf – porque não consigo autorizar este formato de arquivo para upload no módulo de notícias do xoops?
    • Export PDF – em que condições o Export para PDF do Br Office troca a figura do documento por “espaçador” em branco no documento resultante?
  • PHPList – script + cron para automação do envio

    do Manual

    seguindo as orientações da distribuição do PHPList.
    usando o script.
    configurando o crontab
    mensagem de uso
    alteração no ./admin/index.php para contornar problemas com o PHP register_globals

    Referências:
    http://forums.phplist.com/viewtopic.php?f=17&t=24515

  • Google Apps

    Aplicações no Google
    Google Apps
    Estas são as minhas notas do processo de utilização do Google Apps.

    SignUp For an Account (Solicitando uma conta no Google Apps).

    O processo de solicitação da conta é muito simples. Tive dificuldades em receber a mensagem de confirmação pelo Celular (Claro), mas preenchi o formulário informando das minhas dificuldades e eles liberaram o meu cadastro e confirmaram a minha conta para criar as minhas aplicações.

    Sindrome da Folha em Branco.

    É sempre uma dificuldade, iniciar sobre um espaço vazio. Experimentalmente, usarei a aplicação do tutorial do Google Apps neste espaço, mas gostaria de ver o WebPy e o Django funcionando neste espaço.