Anotações sobre o uso de tecnologia.
Um local para compartilhar as minhas dúvidas, preocupações e achados.
Blog
-
OCR – Optical Character Recognition
Esta questão não caia em nossa caixa postal há algum tempo.
Me lembrei de que usei isso com uma ferramente do próprio MS Office, Ferramentas do Office, Imagem Processing, ou algo assim…. Iniciar, Todos os Programas, Ferramentas do Microsoft Office, Microsoft Office Document Scanning e o Microsoft Office Document Imaging. Isso parece valer para o caso do MS Office 97 e no MS Office 2003. Mas, parece não valer no MS Office 2010 onde tanto o Scanning quanto o Imaging sumiram.
Referências:
- http://www.documentsnap.com/using-microsoft-office-document-imaging-to-ocr-for-free/ –
Bom, mas o fato é que isso não está mais lá. Parece que esteve por lá, até o MS Office 97, e nos Office da série 2003, não tenho certeza. Agora com os novos recursos 2007 e 2010 parece que temos que tomar algumas providencias adicionais. Vejamos.
-
atualização de WinXP para Win7
Estas são as notas de atualização do WinXP do AM para Win7.

Porque atualizar?
O meu mestre JFS me ensinou que “If it ain’t broke, don’t fix it” e, completando, meu mestre WJC me ensinou que “Se não vai seguir o ensinamento, é melhor não perguntar!”
Bom, neste caso, estamos nos preparando para os concursos públicos que começam a pedir conhecimento dos ambiente Windows 7 e Office 2010. Os conhecimentos de Windows XP parece que não são mais suficientes.
Inventário
Inventário utilizando CPU-Z e Win7 Upgrade Advisor, recomendaram o aumento de memória RAM atualmente em 1Gb.
Compras
Em uma visita à Sta Ifigência, conseguimos com garantias de retorno memória de 2 Gb para uso nesta instalação por R$90.
Testar a memória nova na configuração atual, possivelmente após o backup parece ser mais razoável. instalação das memorias.
Backups
O backup completo neste caso depende de espaço em algum disco. HD externo. uma repartição do disco interno é uma opção. Uma hora para este backup pode ter sido estimado um pouco apertado.
Realmente, a opção do backup completo ficou inviável, pelo tempo que iria tomar , cerca de 6 horas. Optamo spelo backup dos dados de todos os usuários da máquina. Também preferimos fazer backup antes de qualquer outro, mesmo a instalação das memórias fisicas.
Instalações
Optamos por instalar em formato de dual boot (WinXP e Win7-64bits). Para isso, desfragmentamos o hd, chkdsk, e reparticionamento usando um boot por pendrive com ubuntu e usamos o gparted para redividir o disco. Optamos por usar duas partições NTFS neste caso de sistemas operacionais Windows. Tudo funcionou muito bem, apesar de tomar bastante tempo, pois cada operação é bastante demorada.
A instalação do Windows 7 64 bits Ultimate, também transcorreu sem maiores problemas, novamente demorado, mas sem problemas. Atualizado utilizando a conexão pela internet. Também bastante demorado. Impressionante a quantidade de atualizações disponiveis.
Alguns reboots neste processo, mas me pareceu todos normais. Incluindo aquele em que é criado e utilizado pela primeira vez a estrutura de dois boots (winXP e Win7).
De mesma forma, o MS Office 2010 instalou normalmente. Um pouco mais rápido, porem ainda nos tomou um bom tempo.
Baixar os diversos aplicativos utilizados também foi tranquilo. Agora parte de demora pode ser atribuída a conexão e não ao tamanho do produto.
Retrabalhos
Alguns reboots com transição entre os dois sistemas instalados, parece ser fundamental. Acredito que com o tempo se acostuma, mas o princípio de funcionamento não ficou claro de início, e toma algum tempo para que isso seja assimilado.
A falta de uma boa lista de produtos utilizados, fez com que esquecessemos do Windows Live Messager na hora da instalação dos programas. Acho que isso estava disponivel nos arquivos de diagnósticos e mereciam a nossa atenção.
Testarás!
Dicas para melhorar a performance do seu Windows e Tornar o seu Windows mais rápido podem ser de alguma ajuda neste momento.
teste do ambiente para ver se gostamos dele. Coragem para comparar a versão de 32bits contra a versão de 64 do ambiente? Quem proccura acha!
Reflexões
Sobra mesmo a sensação de acabamos sempre “assumindo o controle do teclado” não deixando espaço para que as sutilezas do processo sejam assimiladas pelos parceiros de jornada. Como melhorar isso?
-
encapsulando Fortran em Python
“Estamos tendo dificuldades em encontrar pessoal para dar manutenção e evoluir o nosso programa de calculo de estruturas escrito em Fortran” (CRC).
Bom! Devemos considerar que a linguagem continua sendo usada nas áreas de engenharia e processamento cientifico. Encontrar pessoal qualificado e interessado no desenvolvimento e manutenção de acervo Fortran, realmente pode ser um desafio.
Se a “dor” está na inteface (entrada de dados e apresentação dos resultados), uma primeira possibilidade é o interfaceamento com o Python através da biblioteca F2PY que agora é parte do NumPy. Scripts Python podem preparar arquivos de entrada para o programa Fortran, que chamado automaticamente, processa e grava arquivos de saida, em formato “combinado” com a continuação do script Python para uma apresentação conveniente.
As limitações desta solução pode estar bem próximas:
- disponibilidade de mão de obra, agora para manter acervo nas linguagens Fortran e Python. Aqui a obsolecencia não foi programada e a diversidade causa problemas.
- evolução dos ambientes computacionais (sistemas operacionais, hw, compiladores, etc), provocando a obsolecencia da configuração.
- novos requisitos para a configuração, demandando evolução da implementação.
O artigo Experience converting a large Fortran-77 program to C++, (de Ralf W. Grosse-Kunstleve, Thomas C. Terwilliger, Paul D. Adams Lawrence Berkeley National Laboratory, One Cyclotron Road, BLDG 64R0121, Berkeley, California, 94720-8118, USA.) dá uma idéia do empreendimento no caso extremo de se querer converter codigo Fortan para C++!
Referrencias:
- http://www.fortran.com/ – site da linguagem de programação mantida por seus adeptos.
- http://cens.ioc.ee/projects/f2py2e/ –
- http://www.scipy.org/F2py – para o Python, a integração se dá pela biblioteca scipy.
-
como baixar vídeo flv da internet…
Navegando pela Internet, encontrei um vídeo em formato FLV que gostaria de baixar para poder tocar off-line em meu notebook. como baixar?
No Mozilla, no site em que está tocando o vídeo, clique com o botão direito em algum espaço em branco da tela, aparecerá o menu, clique no item Propriedades da Página,

painel No Firefox, você encontra este painel seguindo o mesmo processo, só que ele não é o último item. está mais para cima.
vá para a guia Mídia, ordene os itens por tipo, para facilitar a visualização dos itens a serem baixados. Clique no item desejado e clique em Salvar como…
O arquivo FLV pode ser tocado diretamente nos navegadores (mozilla, firefox, etc). Caso precise, o Media Player Classic toca bem este formato de arquivo usando o Flash Player da Adobe.
TubeOffLine é uma ferramenta para baixar os videos que você quer em seu micro. Pode não atender a todos os casos, mas em boa parte dos casos funciona bem.
Especificamente, pesquisando legenda em chinês, encontrei este site shooter.cn que tem uma grande quantidade de legendas disponíveis. Pode ser uma boa opção para os estudos. -
plublicando video do youtube em blog wordpress.

no youtube As vezes, gostamos tanto de algum video do Youtube que gostariamos que publicar em nosso blog WordPress. Acompanhe aqui o passo a passo :
1. no YouTube
Obtenha os dados do vídeo em questão clicando em Compartilhar e Incorporar. Copie o texto HTML que aparece na caixa de dialogo (algo como <iframe….)!
2. No seu Blog.
No ponto do post em que deseja incluir o video, alterne a forma de edição de visual para texto, e inclua o código HTML obtido no YouTube.
3. Ajustes Menores.
Ajustes menores, tamanha da imagem, posicionamento na tela, etc, podem ser necessários e conseguidos alterando-se o texto HTML agora em seu blog.
