Categorias
procedimentos

PHPList engasgou ….

PHPList engasgou no processamento dos envios e dos retornos.

PHPList
PHPList

Tudo parecia estar rodando normalmente na instalação do PHPList, incluindo o processamento de envios e retornos acionado por cron no servidor. De repente, percebemos que as mensagens não estavam sendo enviadas. Verificamos tambem que o processamento dos retornos também não estava sendo feito.

Verificando o processamento online do envio das mensagens percebemos que banco de dados estava sobre carregado. O processamento terminava emitindo a mensagem de que havia perdido o contato com o Banco de Dados. Procurando diminuir a carga do banco de dados, basicamente liberando a sessão de todos os usuários que estava ativos e terminando os processo de tratamentos de usuários e mensagens de retorno, conseguimos fazer com que o envio online terminasse para a fila que estava em andamento.

Agora verificando o cron pudemos perceber que as atividades previstas estavam programadas corretamente. Mas, porque os processos não estavam sendo disparados? Os scritps disparados pelo cron, ao menos nesta hospedagem, geram uma mensagem de email para o administrador da hospedagem. Vendo a lista de eMail, pudemos perceber que a caixa de entrada estava cheia. Procuramos esvaziar a caixa de entrada deletando as mensagens antigas. Aparentemente, o fato de não conseguir enviar as mensagens de processamento, não ajudavam o cron a realizar o trabalho, pois liberando o espaço na caixa de entrada, o cron voltou a disparar normalmente os scripts.

Analisando os logs (error_logAAAAMMDD) da hospedagem, observei que os scripts do PHPList, tanto o de envio quanto o de tratamento de retorno, estavam terminando com timeout, provavelmente, por não esta conseguindo abrir o envio das mensagens de acompanhamento por email para o administrador do site.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.