Categorias
hospedagem manutenção

HostNet – Manutenção programada.

manutenção programada em nossa hospedagem na HostNet. Notas.

HostNet Hospedagem
HostNet

Fomos informados de manutenção programada para os dia 23 e 24 de junho de 2011 (quinta e sexta feira, feriado de Corpus Christ) em nossa hospedagem na HostNet. Estas são as notas sobre este evento, para registro e futuras referencias.

Nota Informando a Manutenção.

Prezado Cliente,

A melhoria dos nossos serviços é uma busca contínua na Hostnet. Para isso, é necessário um esforço permanente que abrange expansões, atualizações, reconfigurações e migrações que inicialmente podem gerar algum desconforto, mas que a longo prazo são indispensáveis para mantermos o nosso compromisso com a qualidade diferenciada.

Informamos que no mês de junho realizaremos uma expansão de nossa infraestrutura e migração do ambiente que hospeda os servidores da Hostnet. Essa importante mudança em nossa rede está programada para ocorrer em duas datas específicas e deverá provocar a indisponibilidade dos serviços por um período de tempo.

Com o cuidado de causar o mínimo transtorno possível aos nossos
clientes, a migração e consequente indisponibilidade foi programada para ocorrer na madrugada dos dias 23 e 24 de junho, quinta e sexta feira, durante o feriado de Corpus Christi. Sites e e-mails poderão ficar fora do ar entre o período de meia noite às nove horas da manhã. Trabalharemos para manter a normalidade na prestação dos serviços durante o final de semana, porém alertamos que podem ocorrer intermitências ao longo do feriado.

Após a conclusão dessa expansão, esperamos anunciar novidades em nossos serviços de hospedagem, que já estão em preparo e serão de grande valia para todos.

Lamentamos qualquer transtorno a ser causado por essa operação e contamos com a sua compreensão.

Atenciosamente,

Suporte Hostnet
http://www.hostnet.com.br

A mensagem é um tanto lacônica, e foi repetida alguns dias antes da data marcada, com o adendo

SEGUNDO AVISO

prenunciando problemas….

Indisponibilidade

Tela de Indisponibilidade do sistema
Tela de indisponibilidade do sistema

A indisponibilidade foi observada na manha do dia 24, com a tela copiada ao lado.

A mensagem informa falha no acesso ao banco de dados do site. Realmente, é um procedimento de manutenção muito mal feito.

Um procedimento mais recomendável, seria redirecionar o endereço do site para alguma página informando a manutenção. Parar o Apache, Parar o sistema de Banco de Dados, procurando manter a integridade dos sistema em funcionamento.

Tabela Corrompida.

Durante o dia 24, observamos que as tentativas de logar no  ambiente Xoops do site cedom.net não estava funcionando. Investigando o problema, descobrimos que a tabela de sessão estava corrompida e precisou ser recuperada. Aparentemente, os procedimentos caóticos de retirada do sistema (Apache/MySQL) causou problemas na tabela entre a parada e a restauração.

Neste caso específico, o restore da tabela a partir do backup antes da parada não é adequado. O mais adequado é a reparação da tabela, seguido de limpeza tornando inválidas as sessões preservadas indevidamente.

Atendimento.

No dia 24, em duvida sobre o encerramento da manutenção, falei pelo chat com o suporte, e pelo que pude ver eles não sabiam do serviço programado. De qualquer forma, acabaram por me confirmar que ainda faltava mais uma etapa a ser realizada na próxima manha, que para mim, seria do dia 25…. Reprogramei os procedimentos internos de manutenção para o nosso site para mais um dia (sábado).

Quanto tentei o contato via chat novamente na manha do dia 26, o serviço de atendimento via chat não estava disponível me redirecionando para a consulta via eMail. Vejamos se eles ao menos respondem.

Como o anuncio (broadcast) da manutenção ainda está na página inicial do painel, ficamos em duvidas sobre a conclusão da manutenção programada. De qualquer forma, como o sistema está no ar, vou dar andamento com os procedimentos de backup e verificação do ambiente.

 


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.