Categorias

GRUB do Charlie

O Charlie é um micro gigante P5K com 4gb de memória de dois discos sata de 500gb cada. A idéia é colocar o Windows Vista Ultimate 64 no primeiro HD, e no segundo HD um Windows XP SP2 para efeito de compatibilidade com as aplicações legadas com um Ubuntu 8.04 na segunda partição para familiarização e porta lateral em caso de problemas na configuração.

Até a instalação do Vista tudo normal… Instalação do XP com dificuldades em gravar o MBR (aparentemente a trilha está danificada). A instalação do Ubuntu normal inclusive gravando a MBR (aquela danificada??)  com o GRUB. Tentando manter as instalações. No momento, tenho funcionando somente o Ubuntu, apesar de ter os dois Vista instalados também.

Lendo os tutorials sobre GRUB, tudo é realmente muito simples, exceto descobrir o que contem, ou não contem, as partições que precisam ser referenciadas pelo GRUB. Para isso, existe o esforço para se obter as informações sobre o Boot, em forma de script.

sudo bash ~/Desktop/boot_info_script*.sh

Suspeitas tristes. Tinha o Vista no Primeiro Disco, ao tentar instalar o WinXP no segundo disco, parece que ele gravou o MBR do primeiro disco com os seus dados, deixando o seu próprio disco, sem os dados de boot. Ou seja, tenho problemas nas duas instalações.

Aparentemente, a instalação do Windows XP danificou somente o MBR do disco onde está o Windows Vista. Reparando o MBR com o Vista Recovery CD. Seguindo as instruções do forum. Sucesso. Agora estou conseguindo bootar o Windows Vista pelo GRUB.

Observando os arquivos na partição destinada ao Windows XP, observo que a instalação parou bem antes da instalação dos arquivos de configuração. Acho que cabe a reinstalação. Tentativas sem sucesso. Conclusão de que este disco é pouco confiável.

Mudança de planos. Trabalhar inicialmente somente com um disco. O que tem o Vista e parece estar bom. Reparticionar, abrindo espaço para o XP e o Slack13. Instalar GRUB para selecionar o Boot. A redução do espaço na partição do Windows Vista funcionou bem usando o próprio gerenciamento de disco do Vista. A instalação do XP no espaço liberado, precisa ser feita em partição primária. A tendencia do XP é criar uma partição estendida mas ela não serve. O MAC recomenda a seqüência de instalação com Win9x, WinXP, Win2k, Vista, e Linux para evitar estes transtornos de não reconhecimento de presença de boot.

Experimentando com o processo recomendado pelo MAC colocando na sequencia WinXP (ok), depois o Vista (ok), Wubi, depois o Ubuntu em suas partições.

Mantes disco duvidoso para área de trabalho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.