Anotações sobre o uso de tecnologia.
Um local para compartilhar as minhas dúvidas, preocupações e achados.
Blog
-
incentivo à publicação
Estas são as minhas notas sobre o incentivo à publicação nos diversos sites.
Temas para serem desenvolvimentos.
Bibliotecas.
Incentivo à leitura.Vestibulares.
Universidades Federais.
Fuvest -
Desenvolvimento de Aplicações
Realmente é entusiasmante para qualquer desenvolvedor “atacar” uma nova aplicação “do zero”! Queremos incentivar esta postura também. Como podemos ajudar aqui?
-
Suporte com o CrossLoop
Uma ferramente interessante para o suporte remoto é o CrossLoop. Vamos a um passo a passo:
1. Baixar o CrossLoop de http://crossloop.com/ clicando em download no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, entre com o seu endereço de eMail e aceite os termos do serviço.
-
CEDOM.net – limite do módulo News
Aparentemente o módulo News está limitando em 10 a quantidade de tópicos exibida na edição da notícia. O cadastramento de tópicos permite um número maior, mas na hora da edição de uma notícia, a caixa de seleção apresenta somente 10 itens e não vai alem disso. Temos que verificar este problema, possivelmente junto com o processo de atualização do Xoops.
As dificuldades observadas (não conseguir alterar o privilégio de leitura de noticias e notícias que sumiram) se refere a implementação parcial dos recursos de integridade referencial. Por exemplo, a eliminação em cascata quando se excluiu um tópico de noticia funcionou. Funcionou tanto que as notícias do tópico foram excluidas.
Já na definição do privilégio de leitura, se o grupo não tem privilégios de acesso, mesmo que não envolvido diretamente na atualização, a operação é negada totalmente. Desta forma, a definição dos grupos e suas permissões, é fundamental que sejam melhor definidas.
-
um caso de virus.
Esta manha estava lendo os meus eMails e percebi uma mensagem um tanto incomum. O meu amigo Armen me enviou algumas fotos. Bom… primeiro o Armen não é dos mais frequentes enviadores de mensagens com fotos. A lista de destinatários era grande. O texto do eMail era um tanto vago e seguramente não era do estilo do Armen.
Ao invés de conter as fotos anexas, o eMail continha links para cada foto que citada. Passando o mouse sobre os links e observando a decodificação do link podia-se perceber um endereço bem estranho. Nada a ver com o Armen ou fotos que pudesse nos dizer respeito.
Clicando no link, somos levados a um download de um arquivo com sufixo .com o que já era suspeito. Devemos considerar suspeitos os arquivos com as extensões
.com,.exe, e.scr. Mas outras extensões também podem ser problema. Neste caso, o navegador estava configurado para perguntar o que fazer com o arquivo! Se o navegador estivesse com a configuração de executar o arquivo, já teriamos sido infectados pelo virus.Claro que baixando o arquivo e observando com cuidado, os anti-virus conseguem perceber o código malicioso contido.
No caso, era um virus somente para o Windows. Como eu estava em um ambiente Linux, o programa simplesmente dá um erro.
No caso de permitir a execução do arquivo .com, mesmo havendo um antivirus ativo, ele pode não conseguir detectar pois foi comandada a execução.
O antivirus em seu processo de varredura encontrou o vírus na máquina do Armen. Foi comandado que ele fosse movido para quarentena. Tarefa que o antivirus afirma ter completado com sucesso.
Numa segunda execução da varredura, o virus foi encontrado novamente. Proceder com cautela para não danificar a configuração no processo de limpeza da configuração.
Referencias :
- Deletar virus manualmente – Orientações especiais para quem quer tomar um pouco mais de controle de sua configuração.
